sexta-feira

Carvão Mineral, o primo pobre do petróleo é cada vez mais utilizado


Usina Termoelétrica, a carvão mineral, Presidente Médices - RS
 

A crise ambiental que surgiu com a divulgação do relatório do IPCC, em 02/02/07, trouxe a tona uma realidade que passava despercebida, o uso maciço do carvão mineral como fonte de energia. 

O seu uso generalizado que vai desde o industrial até a calefação doméstica (hemisfério norte), se deve ao seu baixo custo em função de sua abundancia relativamente democrática, pois, ocorre em quase todos os países no planeta.

Enquanto as atenções sempre se voltaram para a “vedete energética”, o petróleo, ele, o primo pobre, ficou com o serviço pesado e sujo, literalmente. É a principal fonte de energia emissora de CO2 e provavelmente a maior responsável pelos gases de efeito estufa. 

O carvão mineral continua sendo cada vez mais utilizado, apesar dos inconvenientes ambientais, sobretudo, pela escassez de outras fontes de energia e pela escalada nos preços do petróleo. O bom senso, dentro da ética ambiental, seria a sua redução gradual e substituição por alternativas mais limpas, mas, não é o que ocorre, pois, o “pragmatismo econômico” vem prevalecendo.

Mesmo o Brasil, tem algumas termoelétricas que consomem o carvão mineral extraído de minas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de possuir reservas consideráveis que só não são mais utilizadas porque o país não precisa lançar mão desse recurso. 

Com a crise no fornecimento do gás boliviano, estuda-se a possibilidade de utilizar mais intensivamente o carvão mineral para alimentar usinas termoelétricas para suprir demandas comprometidas, já que a maturação, ou seja, o tempo para entrar em uso é menor que a construção de uma usina hidrelétrica

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Paulo Parabéns pelo blog e pela suas postagens, muito boas e interessantes!
    Vamos montar parceria e trocar link?
    No aguardo,
    Thiago Leão
    www.segtrabsabe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. EU ACHO QUE AS PESSOAS TEM QUE SE INFORMAR MAIS SOBRE PROJETO DE TERMO HELETRICA A CARVÃO POIS SERIA A ENERGIA MAIS ECONOMICA DO PAIS,POIS NOS TEMOS UM ENOVAÇÃO EM ENERGIA LIMPA A CARVÃO. RONI

    ResponderExcluir
  3. somos rico energia e não aproveitamos nem 20% do nosso carvão onde a nossa energia e limpa ab roni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Roni!


      Realmente o carvão mineral é uma fonte de energia relativamente barata e, como você diz, o Brasil tem grandes reservas que, praticamente não foram utilizadas, isso porque o país fez a opção pela energia dos rios ou hidrelétrica.

      O carvão mineral foi a fonte de energia que, praticamente construiu a riqueza econômica dos países mais desenvolvidos hoje, e ainda impulsiona a mais dinâmica e, provavelmente, a maior economia moderna, a China.

      A controvérsia em relação à continuidade de seu uso é que a ela se atribui a responsabilidade pelas maiores emissões de gases de efeito estufa no planeta, e a tendência era a redução no uso, o que acabou ficando só nas intenções em função da crise econômica mundial.

      No Brasil existem algumas usinas e elas continuam a serem construídas para fazerem parte de um sistema de segurança energética, para ocasiões em que a falta de chuvas, por exemplo, possa comprometer a produção das usinas hidrelétricas, que são a base energética do Brasil, e assim garantir o fornecimento da energia necessária para que o país possa manter suas atividades normalmente.


      Um abraço

      Excluir