quinta-feira

Chuvas, problemas ao meio ambiente ou solução?

As chuvas são uma dádiva da natureza. Sem ela não haveria as condições propícias no meio ambiente para a existência da vida, pelo menos como a conhecemos.

Elas vêm sendo satanizadas pelos meios de comunicação, que só mostram as situações catastróficas que elas vêm provocando ultimamente e, nas previsões meteorológicas dos tele-jornais, onde o tempo bom é quando não esta chovendo ou não vai chover, como se feijão, arroz ou mesmo a carne fossem feitos em máquinas.

É bom lembrar que as catástrofes e inundações que a mídia adora mostrar*, são consequências da insensatez dos homens, que criam cidades gigantes, destroem todo tipo de cobertura vegetal e pavimentam – asfalto e cimento – todo o solo.

As ondas de calor geradas pelas cidades, sobretudo com a pavimentação, além das emissões de calor dos veículos e indústrias, são responsáveis pelas chuvas torrenciais com ventos de altíssima velocidade e grande poder destruidor. Isso sem falar no assoreamento e destruição dos rios, que seriam escoadores naturais de parte da água, a que não evapora e daquela que seria absorvida pelo solo, o que se torna um agravante.

É desnecessário comentar sobre o “pano de fundo” de tudo isso, que é o fenômeno de Aquecimento Global, também obra e graça da “inventividade” humana

Logo, a chuva é um bem inestimável e seria impensável a vida sem ela e, nós devemos pensar nisso e em nossa sanha desenfreada e irracional de pavimentar tudo: quintais, jardins e passeios, já que sobre as ruas não podemos fazer nada.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Seus posts são muito oportunos e fazem pensar a quem realmente se preocupa com o futuro .
    Bem idosa que já sou ,me dou ao direito de sonhar um dia ser instituida uma lei,que obrigue ou incentive as pessoas a construir
    nas lages das casas e predios imensos jardins,ou plantações para que seja o nosso ar de cada dia purificado de melhor forma.
    E... com uma tecnologia mais perfeita possa as aguas serem aproveitadas de forma mais saudavel.
    E... sonho tambem ,que seja essas noções incrementadas na educação das crianças desde a idade mais tenra.Será que é muito sonho?
    Sucesso nos seus propósitos
    Muita paz

    ResponderExcluir
  2. Olá Alcione!

    Não, não acho que é muito sonho. Os melhores projetos e/ou realizações surgiram de sonhos, que pareciam impossíveis, e que se tornaram factíveis graças ao empenho e a determinação. Acho que a partir de nossa ação pessoal, acreditando e fazendo a nossa parte que, embora pareça pouco ou insignificante, é por onde tudo começa.

    Este blog é movido a isso, sonho, e trazer informação, estimular a reflexão e o debate é como tento contribuir e fazer a minha parte, além de buscar a coerência e fazer no meu cotidiano e na minha vida aquilo que “falo” no blog.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir