sexta-feira

Mudanças climáticas e expansão da zona tropical


Uma consequência comprovada e até certo ponto preocupante do aquecimento global e alterações no meio ambiente e, ainda, sem explicação convincente, é o avanço da Faixa Tropical, em direção aos pólos.
 
As características consideradas pela climatologia que definem a Zona Tropical têm ultrapassado os seus limites geográficos tradicionais, os Trópicos de Câncer e Capricórnio, ou os paralelos 23,5 a norte e sul respectivamente.

Este padrão climático caracterizado por temperaturas altas e chuvas constantes, vai provocar nessas novas faixas – a subtropical – alterações nos ecossistemas naturais, na agricultura e na disponibilidade de recursos hídricos.

Outra conseqüência “cascata” é o impacto do avanço das condições subtropicais em direção aos pólos, levando um clima mais seco em áreas densamente povoadas na região do Mediterrâneo, México, sul dos EUA, Austrália e partes do continente africano e América Latina. 

As alterações das condições do meio ambiente em todo o planeta já estão aí e, a cada dia se descobrem “novidades”. Enquanto isto, as medidas para conter ou atenuar o agravamento do efeito estufa continuam, ainda, no “jogo de empurra” nos gabinetes refrigerados, principalmente dos países desenvolvidos, os reais responsáveis pelas altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera e os beneficiários deste estado de coisa, com os seus elevados níveis de consumo e de qualidade de vida. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Um comentário: