sábado

A produção de alimentos transgênicos vem sendo aprovada, sem uma análise mais criteriosa sobre os riscos a saúde e ao meio ambiente

A polêmica, praticamente, parada na mídia convencional, não significa solução das controvérsias e objeções ao método de manipulação genética de sementes que, hipoteticamente, visa ao aumento e a melhoria na produção de alimentos.

De concreto sobre a viabilidade – saúde e preservação do meio ambiente – ou não do plantio de alimentos transgênicos no Brasil, ficaram as discussões sobre colocar aviso ou advertência nas embalagens de alimentos que os contenham.

A revista Ciência Hoje publica artigo sobre os transgênicos, mais para defesa ou apologia, embora com pequenas ressalvas, e não analisa os riscos de forma mais consistente, minimizando-os em nome da hipotética excelência no aumento da produção de alimentos e suprimento das necessidades no planeta, quando se sabe que a fome, longe de ser um problema de falta de alimentos, é, decididamente, uma questão de distribuição de renda e recursos entre países e ou entre pessoas no mesmo país.

As consequências podem se irreversíveis para o meio ambiente, além de outras econômica e politicamente consideráveis, conforme concluíram muitos estudos já feitos, que já analisamos aqui, em artigo: “Transgênicos e soberania” no blog Coluna do Leitor.

São as pressões dos “lobbys” das grandes produtoras de sementes modificadas, como a Monsanto, é que tem conseguido convencer os parlamentares de muitos países a permitirem o seu plantio, inclusive aqui no Brasil.

E você, o que acha sobre a liberação de alimentos transgênicos?

Faça um comentário e dê a sua opinião.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário