sexta-feira

Pavimentação de jardins e quintais e problemas para o meio ambiente nas cidades


Um hábito saudável que se perdeu por aqui, provavelmente, por “falta de tempo” é o de se cultivar plantas e jardins. Até a grama vem perdendo espaço para o cimento em nome do pragmatismo apressado que não deixa “tempo” para uma prática – cuidar das plantas, jardins e gramados – de múltiplas utilidades.

Algumas delas como a influência das plantas – da grama inclusive – para equilibrar os teores de CO²; a preservação de áreas para a absorção de água das chuvas, contribuindo para reduzir os excessos nos bueiros e no alagamento das ruas, além do efeito terapêutico de “gastar” algum tempo no convívio e no trato com o verde.

Tudo isso, além da função estética ou beleza e do prazer em si mesmo. Ao contrario, a opção de quem gosta – ainda – é comprar nas floras e supermercados, um vaso qualquer de uma planta (com flores) transgênica, que enfeita por uns dias e depois vai com vaso (plástico) e tudo para o lixo.

Só pra lembrar, existem países, notadamente na União Européia, onde os jardins e plantas vão muito bem. Existem até concursos pra premiar os mais belos e bem cuidados jardins. Não estou preconizando a copia, mas, a preservação de um hábito prazeroso e saudável que vem desaparecendo.

E você, o que acha? Faça um comentário e dê a sua opinião!


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário