quinta-feira

Ambev é advertida por anúncio de sorvete de cerveja no Facebook


Tambem, depois que o Geraldo Alckmin vetou duas leis aprovadas na Assembléia de São Paulo que visavam proteger as crianças e adolescentes de propagandas abusivas de “pseudos” alimentos e bebidas, que se aproveitam da inocência dos pequenos e da negligência e/ou  ignorância dos pais, as empresas se sentem à vontade para abusar na violência das propagandas direcionadas a elas, aliciando para o uso precoce e nefasto de seus produtos.
A Ambev recebeu uma advertência do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pela exposição de um anúncio no Facebook do recém-lançado sorvete da Skol.
Segundo a entidade, a peça não oferecia proteção suficiente para menores de idade. A advertência foi aprovada por unanimidade, mas não tem caráter punitivo -- a fabricante não precisa, por exemplo, tirar o anúncio do ar.
Mesmo que o sorvete não tivesse álcool --o teor alcoólico é de 0,12%-- algum tipo de proteção para o acesso de menores de 18 anos seria recomendada, de acordo com o Conar, pois trata-se de uma extensão da marca.
No acesso ao site da cerveja, por exemplo, uma tela inicial pede a confirmação da idade do internauta.
Procurada, a Ambev afirmou que não vai comentar o parecer do Conar.
Sobre o produto, a empresa reiterou a proibição da venda para menores de 18 anos e afirmou que a comercialização é feita por promotoras que só entregam o sorvete depois de checar a idade.
O sorvete foi lançado no dia 15 e está sendo vendido em bares de São Paulo e do Rio de Janeiro por tempo limitado. (Da Folha)
Espera-se, pelo menos, que nem a título de brincadeira os pais apreciadores de cerveja não submetam as suas crianças a este vedadeiro atentado à sua saúde e integridade física.


Obs. A advertência e não proibição porque – como citamos na introdução os vetos do governo de São Paulo, Geraldo Alckmin – a propaganda tem um órgão regulador, sem força de lei, o Conar, que adverte e sugere a retirada ou mudança da propaganda, apenas isso.

 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário