sábado

Proibido o uso de garrafa plástica para água mineral em cidade nos EUA

.
É uma iniciativa da cidade de Concord, em Massachusetts, nos EUA, resultante da atuação de grupos ativistas locais que, embora de efeito restrito, é válido, sobretudo, pela reflexão que provoca em torno do uso de matéria-prima fóssil – petróleo - o tereftalato de polietileno (PET), em sua fabricação, alem do grande desperdício, já que os índices de reciclagem são muito baixos, não só nos EUA, mas em todo o mundo.
Segundo o grupo ativista, Campanha da Garrafa: "É preciso 17 milhões de barris de petróleo por ano para fazer todas as garrafas de água de plástico usadas apenas nos EUA. Isso é óleo suficiente para abastecer 1,3 milhões de carros por ano."Seu site também afirma: "Em 2007, os americanos consumiram mais de 50 bilhões de garrafas servem individuais de água com uma taxa de reciclagem de apenas 23%, mais de 38 bilhões de garrafas acabam em aterros sanitários.".
As industrias contrariadas já apelam para a saída que é engarrafarem a água em garrafas maiores, já que a proibição é específica para a garrafinha de uso mais comum, de 500ml.

Os idealizadores da campanha teem consciência da limitação da medida, mas, acreditam no efeito didático e/ou na reflexão que pode gerar nos EUA e em outros países.


 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário