segunda-feira

Gordos e obesos equivalem a um adicional de meio bilhão de pessoas

.
A Familia, de Fernando Botero, artista colombiano
Estatisticamente sabemos que a população do planeta anda por volta de 7 bilhões de pessoas, entretanto, em termos funcionais ela já chega a mais de 7,5 bilhões. 

O meio bilhão adicional fica por conta do sobrepeso desta população que já chega próxima de 1 bilhão de pessoas, no que se refere ao consumo tanto de alimentos como de recursos naturais como um todo.

É que, segundo um relatório apresentado pelo Britsh Medical Council, a obesidade além de ser altamente prejudicial para a pessoa, onera o sistema de saúde e previdenciário, aumenta a demanda de energia e alimentos e representa uma forte ameaça à sustentabilidade ecológica do planeta já bastante precária.

E, pelo “andar da carruagem”, o aumento continuo e, relativamente acelerado do número de obesos em todo o mundo coloca em risco a sobrevivência no médio e longo prazo.

Os pesquisadores concluíram que, em 2005, a biomassa mundial, IMCÍndice de Massa Corporal – era de 287 milhões de toneladas, sendo que 15 milhões se referiam à biomassa de indivíduos com sobrepeso e 3,5 milhões de toneladas aos obesos.

Além destes dados preocupantes aliados ao crescimento acentuado em todo o mundo, esta biomassa não esta distribuída de maneira uniforme, sendo que nos EUA com uma população de apenas 6% da população mundial, tem 34% de sua biomassa representada por obesos, enquanto a Ásia, por exemplo, toda a Ásia, com 4 bilhões de habitantes ou mais de 60% da população mundial conta com apenas 13% de sua biomassa proveniente de obesos. 
 
Neste cenário já preocupante, se por acaso todos os países apresentassem a mesma biomassa que os EUA, a situação do planeta ficaria insustentável, uma ampliação do que já existe hoje, com os gordos e obesos devorando os recursos disponíveis para todos.

Fonte: Fast Company

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário