terça-feira

Porque não se deve lavar uma lata ou saco para reciclagem

.
Qual o recurso natural mais precioso do planeta sem o qual a vida não seria possível? Se respondeu a água, acertou.

Então me explique, porque alguém tem que lavar uma lata de leite condensado se para isso terá que gastar litros e mais litros de água para reciclar menos de 20gr de ferro?

É assim com tudo o mais, inclusive um mísero “naco" de plástico de um saquinho de leite. Isso desde que “alguém” fez a recomendação, provavelmente em algum programa de TV.

Quando no curso de Administração, visitamos varias empresas, dentre elas uma siderúrgica, quando me chamou a atenção uma “montanha”, tipo um prédio de 3 a 4 andares, de sucata de ferro, inclusive muitas latas, todas enferrujadas ao lado do alto forno.
Leia também: Reciclagem e reutilização é a mesma coisa?
Tudo ia ser derretido e, conforme pudemos conferir, todo ferrugem e sujeira ficavam retidas em uma espécie de filtro por onde passava o ferro derretido, uma borra ou escória, como explicaram.

Logo, o estado de limpeza ou não do material a ser reciclado não vai comprometer o produto final. O muito que pode ocorrer é que os restos de alimentos na lata ou saquinho venham a provocar mau cheiro ou atrair insetos, sobretudo se mal acondicionados.

No mais é um incompreensível desperdício de um bem cada vez mais raro no planeta, em nome da “limpeza” de alguns materiais para reciclagem que, desta maneira, não é, decididamente, ecologicamente correto ou sustentável, logo, não se justifica.

É só usar a criatividade para evitar o mau cheiro ou o acesso dos insetos.

      Obs. Este post foi feito em função de uma discussão que tenho visto há já algum tempo, e de perguntas de usuários. Dê a sua opinião!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

6 comentários:

  1. Sempre pensei o mesmo e era criticada. Reciclo o lixo e a ong que coleta n exige nada, ela só que que n deixemos de doar o lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Dea!

      É isso! Tambem tive muitas críticas ao defender esta ideia, quando sabemos que o bem mais precioso à vida no planeta é a água.

      Um grande abraço

      Excluir
  2. Por isso é mais importante recusar, antes de reaproveitar ou reciclar. Evitar produtos industrializados, sempre que possível, é a melhor alternativa.

    Ainda assim, acho que há meios de lavar as embalagens sem gastar mais água que o que já é consumido. Sempre deixo as embalagens dentro da pia, conforme vou enxaguando a louça, automaticamente as embalagens são lavadas.

    Até virar fardo, esse material passa pelas mãos de muitas pessoas. É justo com elas que as embalagens estejam em boas condições.

    Mas assim como vocês acho que a água é preciosa e devemos usa-la com consciência e eficiência, também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É como dissemos acima, usando a criatividade é possivel resolver isso da melhor maneira possível.

      Temos atualmente algo em torno de 1 bilhão de pessoas que tem dificuldade para suprir suas necessidades mais básicas de água, como matar a sede ou preparar alimentos, e as perspectivas não são lá muito animadoras.

      É isso!

      Excluir
    2. Eu faço a mesma coisa! Lavo com a àgua que fica na pia. Mas onde moro ainda estamos batalhando pela reciclagem. pois não há coleta, a que havia era enganação. Recolhiam os recicláveis e jogavam no lixão.

      Excluir
    3. Olá!

      A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, impôs ao setor publico e setor privado uma nova maneira de lidar com os resíduos, com critérios definidos para sua destinação final.

      É quando deverão ser adotadas técnicas de coleta seletiva, reciclagem e logística reversa – retorno ao fabricante – que formarão a base da nova estrutura de responsabilidade compartilhada. Para isso o prazo já está correndo para que todo os atores – prefeitura e fabricantes – se adequem às novas regras.

      Enquanto isso, devemos continuar com a nossa prática de seleção do lixo, pois, mesmo que ainda tenham o lixão como destino, vai facilitar a vida de quem ainda vive de extrair o seu sustento catando material reciclável para vender, e assim favorecendo, tambem, ao meio ambiente e a sustentabilidade.

      Um abraço

      Excluir