terça-feira

O Brasil é exemplo no ítem proteção da natureza x crescimento econômico, diz Dilma

.
No último Café com a presidenta (11/06/12), em pleno clima da Rio+20 que se inicia na próxima quarta-feira, amanhã (13/06/12), a presidenta salientou que o Brasil tem feito a “lição de casa”, o que deve ser um trunfo a colocar nas mesas de negociações da conferência no Rio, enquanto o clima de incerteza e/ou pessimismo parece predominar entre os organizadores, que temem uma repetição daquilo que já se viu nas conferências climáticas: muita conversa e pouco resultado.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (11), no programa de rádio Café com a Presidenta, que o Brasil é exemplo ao combinar proteção da natureza e crescimento econômico. Segundo Dilma, o modelo de desenvolvimento brasileiro, que tem como base os eixos crescer, incluir e proteger, será apresentado ao mundo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
    “O Brasil tem dado um grande exemplo de respeito ao meio ambiente, mas, também, de capacidade de combinar a proteção da natureza com a redução da pobreza e o crescimento econômico. Na última década, elevamos 40 milhões de brasileiros à classe média, tiramos outras dezenas de milhões de brasileiros da pobreza e, ao mesmo tempo, reduzimos drasticamente o desmatamento da Amazônia e mantivemos o crescimento econômico.”
No programa, a presidenta reiterou que em 2011 foi registrado o menor desmatamento da história do país. Segundo ela, a redução é resultado da ação do governo na fiscalização e também na oferta de alternativas de produção e renda para a população que vive nas florestas.

A presidenta disse ainda que as compras do governo federal vão dar prioridade a produtos e serviços que forem fabricados respeitando o meio ambiente. De acordo com Dilma, o novo modelo de compras governamentais vai ajudar a proteger o meio ambiente.
    “As compras do governo são muito importantes para vários setores da economia (…) A partir de agora, nós vamos exigir ou vamos dar prioridade a produtos e serviços que sejam produzidos ou feitos de forma sustentável. Isso significa que se a gente tiver dois fornecedores de um determinado produto, vamos comprar daquele que produz com menor impacto sobre as matas, o ar, o solo e os rios, com economia de água e energia.” (Blog do Planalto)
Os céticos de plantão vão questionar estas afirmações, lembrando de episódios como o Código Florestal e a Usina de Belo Monte. É como disse a Dilma no último Forum Mundial, em Porto Alegre, algo assim: que a função da presidente é governar o país e tomar as medidas necessárias para que isso seja feito e que aos movimentos sociais de todo tipo cabe se organizar e protestar, mesmo. Clique nos links e leia.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário