sexta-feira

Como fazer o descarte correto de medicamentos

.
Clique na imagem

Um item descartado e ainda com pouca divulgação dos seus efetivos nocivos ao meio ambiente, notadamente a água, são os medicamentos. É normal toda casa ter muitas sobras de remédios e na hora de descartá-lo o destino é quase o sempre o vaso sanitário, ou o lixo mesmo. 

Geralmente são restos de comprimidos ou cápsulas de antibiótico, medicamentos que já perderam a validade, e por ai vai.

Ou seja, todo e qualquer medicamento é constituídas de substancias químicas diversas, que, se descartadas no lixo ou no vaso sanitário, vai comprometer os lençóis freáticos e o meio ambiente, isso sem falar no risco de alguem entrar em contato com eles e resolver utilizá-los, já que se tornaram verdadeiros venenos.

Agora existe um sistema, “Descarte Consciente” - veja na imagem - que faz a coleta e o encaminhamento adequado para o fabricante, conforme nova lei em vigor.

Leia: Remédios e cosméticos, os “novos” vilões da água e do meio ambiente  


Estas são orientações que você deve observar:

1 - SEPARE NA SUA CASA
Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos.
Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados.

2 - DESCARTE CORRETAMENTE

Leve-os com suas respectivas caixas a uma das farmácias participantes.
Na estação coletora siga a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados. Assista o vídeo abaixo.


Para saber a localização dos pontos de coleta, confira neste link: Descarte Consciente.

Entretanto, se na sua cidade ou na farmácia em que costuma comprar os seus medicamentos não tem a tal máquina, a atitude correta é você colocá-los em uma sacola e levar para a farmácia mais próxima ou aquela em que costuma comprar os seus medicamentos e entregá-los para o descarte adequado.

 Logo, dê uma geral em sua farmácia particular e descarte aqueles que não teem mais serventia de forma mais adequada, pois a vida e o meio ambiente agradecem.  

Revisado em 04/04/13  

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário