sábado

Prefeito suspende licitação para privatização da água


A luta pela posse da água se dá na surdina, quando grandes transnacionais corrompem e usam políticos, preocupados apenas com seus bolsos, para tomar posse e controlar a distribuição de um bem publico tornando-o uma mercadoria como outra qualquer e não um direito inalienável de todo ser humano, sobretudo quando suas reservas diminuem em todo o mundo. Elas veem “comendo pelas beiradas”, como se diz, como é o caso abaixo, em um pequeno município do Rio Grande do Sul. Em todos os lugares onde isso ocorreu os preços subiram e a qualidade do serviço piorou.
O novo prefeito de São Luiz Gonzaga, Mário Meira (PP), empossado no cargo nesta sexta-feira (13), decidiu suspender a licitação para a privatização do abastecimento de água e saneamento no município. 

Em entrevista à rádio Missioneira, Meira anunciou que estudará a proposta apresentada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para a execução desses serviços.

O até então prefeito do município, Vicente Diel (PSDB), foi afastado do cargo hoje, em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores do município. Diel foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado por interferir indevidamente na licitação do transporte escolar do município, em 2005, quando era vice-prefeito e secretário de Obras do município. A pena de dois anos e três meses de prisão em regime semiaberto foi convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de 50 cestas básicas para entidades assistenciais. (RS Urgente)

É bom lembrar, que o “preço da água” distribuída no Brasil, hoje, não é um “preço” no sentido usual, já que não envolve lucros, mas, apenas o repasse dos custos da capitação, tratamento e distribuição.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário