sábado

A História das Coisas e você nesta História

.
A historia das coisas”, The Story of Stuff, é um documentário de 22 minutos que usa uma forma de apresentação com desenhos animados e uma narradora, o que facilita, e muito, a compreensão do tema proposto que é explicar em um passo a passo inteligente o processo de produção que vai desde a sua fonte natural até o lixão, passando pela degradação do meio ambiente e o “moto” do sistema que é o consumo. E como você se insere nele.

O documentário original – aqui, dublado em português – se refere à matriz de tudo isto, os EUA, embora o paradigma venha se reproduzindo em todo o mundo onde se criou a utopia segundo a qual seria possível a reprodução do modelo norte-americano para todos os países, desde que todos seguissem as regras ditados e/ou impostas pelo sistema.

Hoje - o video foi lançado há aproximadamente 3 anos - com a crise econômica e ambiental, está ficando cada vez mais claro a não sustentabilidade deste modelo e, mais do que preservar o planeta, é necessário mudar o paradigma para preservar a vida.

Confira, vale à pena, vai perceber que você não é um elemento inerte no sistema, ou pelo menos não deveria ser, e que tudo pode começar a mudar a partir de uma mudança de atitude pessoal. Isto mesmo: sua, minha...

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve."

    "Se você tem metas para um ano. Plante arroz
    Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore
    Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança
    Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.”..............Cézar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Cézar!

      Nós vivemos como se adeptos da filosofia ou “way of life”: O último a sair bata a porta, pelo menos é o que dá para inferir de nossas ações.

      O planeta já provou que em seus 4,6 bilhões de anos tem “experiência” para sair de saias justas como estas como a que estamos aprontando, mas, a humanidade...

      Excluir