quarta-feira

Maconha pode virar biodiesel

.
A busca por formas de produção de energias alternativas, movidas menos por preocupações ambientais propriamente ditas, e mais na busca de novas oportunidades de faturar, vem trazendo uma gama muito grande, e até inusitadas, de ‘fontes’, embora a corrida pelo óleo negro continue a todo vapor.

Depois do etanol, é o biodiesel que trás as maiores novidades como combustível alternativo, já que, praticamente todas as fontes de óleos essenciais contidos nos vegetais e as gorduras animais são potenciais promessas.

A tecnologia ou o mecanismo de produção é tão simples que não demora alguém vai lançar um “kit combustível alternativo” para você mesmo fazer em casa o combustível do seu veículo.

Pesquisas na USP poe na lista a borra do café que além de grande produtor mundial é o produto de maior consumo no país. Outra aposta é nas penas de frango que até então eram utilizadas como ração, deles próprios e adubo, agora, podem ser utilizadas na produção do biodiesel.

Como subproduto das fazendas de criação e abate de jacarés, nos EUA, que abastecem a industria da moda – com os “crocos” – e aos restaurantes especializados, a gordura até então sem um destino mais nobre, tambem, deve ser transformada em combustível.

Correndo por fora, e se tudo der certo vai ser um grande alívio para o meio ambiente, é a tentativa de algumas empresas de produzirem um diesel sintético com as fraldas que aos bilhões entulham os lixões e aterros sanitários em todo o mundo.

Agora, para ajudar a convencer aqueles que duvidam das propriedades benéficas da cannabis sativa, pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos EUA, descobriram que o seu alto teor de óleos essenciais a torna uma grande candidata a produtora de biodiesel, tambem, devido a sua pouca exigência por solos e cuidados especiais no cultivo.

Como vê, não parece difícil encontrar um substituto para o velho petróleo como combustível, o lance é a tal da “vontade política” ou um nível mais radical de necessidade, o que, a avaliar pelas novas descoberta de jazidas não vai ocorrer tão cedo.

Fonte: Exame

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

7 comentários:

  1. Maconha tem muita utilidade industrial, as pessoas não a usam por serem burras, sinceramente falando, pois o efeito de "chapar" é algo que sempre teve pessoas procurando e sempre vai ter, só que tem muita gente que acha isso horrivel e ao mesmo tempo que não exista (e existe mesmo assim), enfim, tabaco mata HUEAHUEHUA

    ResponderExcluir
  2. É, você tem razão.

    A partir das fibras, por exemplo, são confeccionados tecidos e diversos objetos, provavelmente como muitos outros vegetais, ainda não pesquisados e/ou utilizados.

    ResponderExcluir
  3. Imagine o fumacê saindo do escapamento, o cara vem atras da uma cheirada e ja fica muito loko

    ResponderExcluir
  4. não dá pra entender como um produto com tantos benefícios seja ilegal num país tão extenso e produtivo!

    ResponderExcluir
  5. É, a poluição nas cidades com carros movidos a este tipo de biodiesel pode virar um grande barato.(brincadeira).

    Quanto à proibição ou ilegalidade no cultivo deve ser porque com tantos produtos altenativos, o interesse pessoal ou mesmo econômico no cultivo da maconha seria a venda para os baseados, mesmo.

    A não ser que se fizesse a liberação total, o que é bastante controvertido.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Isso ia ser uma maravilha, seria muito bom , ao invés do que respiramos hj no trânsito, é ridiculo eles proibirem uma planta tão sadia, que ja tivemos provas científicas e aprovadas com curas de câncer, assim como várias outras doenças, mas a Ignogrãncia desses políticos BURROS, que nãoa sabem o que falam e o que fazem , a não ser roubar, AGORA... como vai ter lucro pro bolso deles, pras MEIAS , AÍ A MACONHA SERVE NÉ??????... de TOLINHOS ELES NÃO TEM NADA...e ainda insistem em proibir...AAAAAFFFF

    ResponderExcluir