É comum vermos durante as chuvas mais fortes nas cidades o vento derrubar muitas árvores, o que, além da perda da própria, costuma provocar prejuízos nas redes elétricas e telefônicas, como também em veículos.
Entretanto, não são as chuvas ou os ventos os responsáveis diretos por isso.
Normalmente as árvores são podadas sem critérios ou sem o devido cuidado, quando o recomendável seria que se utilizasse a ‘pasta cicatrizante’ na parte cortada para evitar o apodrecimento ou a infestação por fungos e cupins que as debilita lentamente.
Outro fator é a mutilação das árvores feitas pelas telefônicas para favorecer a fiação, quando perdem parte da copa, o que a faz perder o equilíbrio natural e a resistência diante dos ventos. Estes fatores veem somar-se ao fato de estarem muito isoladas umas das outras, logo, mais vulneráveis aos ventos fortes.
Mas, com certeza, a prefeitura com a poda equivocada e as telefônicas com a mutilação de suas copas são os verdadeiros responsáveis pelas quedas das árvores durante as chuvas fortes.
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
Follow @Metanoverde
Com certeza, até que enfim alguém"achou" a causa das quedas.
ResponderExcluirAdorei o blog, vou indicar para todos.
Olá, Leandro!
ExcluirO incrível em tudo isso é que a tal “Diretoria de Parques e Jardins” ou similar, que deveria cuidar das árvores da cidade age de forma amadora, sem falar que deveriam criar algum norma com critério de manuseio e exigir que as empresas telefônicas não mutilem ou destruam as árvores da cidade.
O cuidado em proteger a cicatrização dos cortes é outra ação simples e que, tambem, não é observada.
Bom que tenha gostado do nosso blog. Muito obrigado.
Um abraço