segunda-feira

Os canaviais reduzem o aquecimento global

.
Segundo pesquisa publicada na revista “Nature Climate Change”, feita por cientistas dos EUA, os canaviais, além de produzirem um combustível alternativo renovável, o etanol, tambem contribuem para resfriar a região onde se localizam.

Os estudos mostraram que eles refletem com sucesso, grande parte da luz solar, o que reduz a acumulação do calor. O segundo fator é que o canavial, ou as canas, transpiram alta quantidade de água retirada do solo de volta ao meio ambiente, resfriando ar.

Logo, a produção da cana é uma atividade bastante sustentável, ao produzir energia em harmonia com o meio ambiente, o que não ocorre com outras culturas. Os estudos revelam que esta cultura efetivamente reduz a temperatura do ambiente em 0,93°C.

Com estes resultados, não significa que as florestas devam ser “substituídas”por canaviais, mas a importância de se fazer um uso mais racional e sustentável do solo e das áreas plantadas, aumentando as pesquisas e agregando mais tecnologia para otimizar a produção sem que seja necessário agregar novas áreas.

Este estudo “cala a boca” dos críticos, frequentemente mal intencionados, inclusive governos estrangeiros e (suas) ONGs, que detonam os canaviais e o etanol brasileiro, quando se sabe que o seu congênere nos EUA (com o milho), e União Europeia (com a colza) são ecológica e economicamente não sustentáveis.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário