sexta-feira

Ética na Etiqueta. Uma campanha contra o jeans pré-lavado

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"Este jeans é mortal"

Uma nova campanha chega à blogosfera, a “Ética na Etiqueta”, contra a lavagem dos jeans, para coseguir um efeito “surrado” ou vintage, pois, está comprovado que o processo de lavagem com a autilização de pedras pomes - vulcânica - lançadas sob alta pressão sobre o tecido, libera cristais de sílica, que provoca a silicose, através da inalação.

Esta doença pulmonar incurável que leva à invalidez do trabalhador e à morte, é uma ocorrência comum entre os trabalhadores em fábrica europeias e norte-americanas que funcionam em países pobres e/ou em desenvolvimento, como a Turquia, Tailândia, a China e muitos países asiáticos, graças aos  baixos  custos de produção, em função de uma legislação trabalhista frouxa, baixo custo da mão-de-obra e o uso de trabalho infantil.

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Logo, para alimentar a bilionária industria da moda ocidental, sobretudo, as griffes famosas fazem vista grossa a estas condições de trabalho desumanas, senão criminosas.

O jeans é um produto simbolo de liberdade e, provavlemente, seja o produto mais utilizado no mundo, o que é feito às custas da sujeição de trabalhadores a péssimas condições de trabalho, o trabalho infantil, a doença e morte.

A campanha que já conseguiu a adesão de algumas griffes, visa acabar com a prática, embora, a grande maioria delas ainda não tenha se tocado.

Uma vantagem adicional interessante desta campanha, que não é computada e nem faz parte dos objetivos, é o ambiental, que seria o prolongamento da vida útil do tecido - roupas - com ganhos significativos em economia de recursos naturais, de energia e redução nas emissões de gases de efeito estufa.

Fonte: Éco (lo) - Blog do Le Monde

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