sábado

Mudanças climáticas.“Desta vez não há arca de Noé”


Esta é uma entrevista do teólogo brasileiro Leonardo Boff, uma referência da Teologia da Libertação e que vem se dedicando a defender uma mudança de mentalidade, como pressuposto para salvar a humanidade como um todo, diante das “ameaças” representadas pelo que seriam as consequências das Mudanças Climáticas no meio ambiente, que vem sendo empurradas com a barriga pelos governos dos países ricos, principalmente, verdeiros responsáveis por este estado de coisas.

“... Estamos condenados a um desastre?
Creio que o problema é global e, se ele não for resolvido, todos serão afetados, inclusive eles. Porque, quando a água chega ao nariz e passa da boca, ou a pessoa muda, ou morre. A crise está se agravando cada vez mais e vai afetar as grandes empresas. Chega um momento em que eles se dão conta que a solução deles não é solução, é uma falsa solução na tentativa de salvar privilégios. Espero que a sabedoria comum da humanidade triunfe. A consciência é essa, que desta vez não há uma arca de Noé, que salve alguns e deixe a perecer os demais: ou nos salvamos todos ou perecemos todos.

Entramos em uma etapa de irreversibilidade, isto é, a terra mudou pelo aquecimento global e isso não tem volta. Todos temos de nos adaptar à nova situação e minimizar os efeitos hostis. Isso não havia anos atrás. Há urgência! O tempo do relógio corre contra nós. Se não cuidarmos, daqui a pouco será um caminho sem retorno. E aí, sim, todos vão sofrer.... Continue lendo...


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário