terça-feira

Chuvas intensas, tempos de raios e grandes riscos


Há quem tenha medo como tambem muita gente que gosta muito das chuvas, mesmo daquelas mais “violentas”, como eu. Entretanto uma coisa é ponto pacífico, o perigo que os raios representam.

Embora não seja tão divulgado assim, existe um número razoável de mortes – mais de 130 – provocadas por raios no país todo ano. O Brasil detém um recorde mundial na incidência de raios que chegam a 500 milhões por ano. Parece muito, mas, basta observar uma tempestade local por algum tempo, para percebermos que não é nenhum exagero.

Os períodos de maior incidência vão de outubro a março, exatamente no período mais quente do ano, o que tem – o calor – tudo a ver com tempestades, ventanias e raios. O final do período que coincide com o verão facilita as mortes em função do aumento de atividades ao ar livre, como praias, campos e piscinas.

A recomendação é que durante as chuvas com trovões e raios, saia imediatamente de áreas descampadas como praias – areia e água – estradas, campos na zona rural e de futebol, rios e piscinas, por mais convidativo que seja a ideia de curtir a chuva.

Proteja-se em um abrigo, que não seja uma árvore, e se não tiver opção e os trovões e raios intensos, agache-se com os pés juntos e as mãos na nuca e aguarde passar o perigo, que é real. Parece ridículo, mas, pode ser a diferença entre a vida e a morte por um raio.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário