sábado

Petrobras descobre novo poço de petróleo na Amazônia

As descobertas de novos poços de petróleo e/ou gás pela Petrobras já se tornaram tão frequêntes que não chamam mais tanta atenção assim, principalmente aqueles descobertos na área do pré-sal, onde pelo visto “a coisa” só está começando.

Entretanto esta descoberta agora é em uma região de grandes promessas e que já vem sendo explorado pela Petrobras de forma mais modesta, notadamente depois do grande “achado” na camada do pré-sal. É o petróleo na Amazônia. A empresa anunciou, 26/11/2010, a descoberta de novo poço de petróleo e gás natural, em Tefé, município a 630 km de Manaus, com um óleo leve (46°API), que é mais raro, e caro, em função de seu baixo custo de processamento.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. PETRÓLEO DESCOBERTO NA AMAZÔNIA FOI
    ANUNCIADO PELA PRIMEIRA VEZ NOS ANOS 50
    “O ministro Juarez Távora - através de uma longa exposição radiofônica - compara o potêncial de produção da bacia amazônica à Venezuela e previa, para o final da década de 1950, que metade do petróleo consumido no Brasil seria proveniente da região.” Leia em: http://politicaeconomicadopetroleo.blogspot.com/2008/02/hitoria-do-petroleo-no-brasil.html

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Embora a prioridade na exploração de petróleo parece nunca ter sido a região amazônica, é provável que seja um grande equivoco, já que a Venezuela é um dos maiores produtores de óleo de primeira linha e, pelo que se sabe, as reservas não se limitariam às fronteiras geopolíticas.

    Quanto aos custos desta exploração, dificilmente elas seriam maiores do que aqueles envolvidos no pré-sal, embora estas reservas sejam comprovadamente gigantescas.

    A Amazônia, ainda, deve nos reservar boas surpresas nesta área.

    Um abraço

    Obs. Para ler o artigo citado no comentário acima, copie o endereço e cole no seu navagador.

    ResponderExcluir