sábado

Mudanças climáticas, independente das controvérsias, o momento é de mudar de atitudes

Fala-se muito, ou melhor, falou-se muito em mudanças climáticas, efeito estufa e aquecimento global, como se estivéssemos às margens de um apocalipse. Mas, o que aconteceu? Independente das teorias ou hipóteses – forjadas ou não – a degradação do meio ambiente e o esgotamento dos recursos naturais é um fato.

E você com isso? Parece uma conversa muito distante, meio surreal, que pouco tem a ver com o seu cotidiano, não é verdade? Não, não é verdade? Nós consumidores somos ao mesmo tempo vilões e vítimas de todo esse processo. Os nosso hábitos irracionais e irrefletidos de consumo, de uso e abuso dos recursos naturais em nossas práticas diárias, em casa, no trabalho, nas ruas... pouco temos consciência dessa corresponsabilidade na degradação do meio ambiente.

Claro que as empresas, a propaganda nos meios de comunicação - frequentemente mentirosas - teem a ver com isso,  pois, criam falsas necessidades nas quais embarcamos sem qualquer reflexão e sem usar um mínimo de senso crítico, que seria o mínimo que se esperaria de uma pessoa que se julga informada e consciente, logo, não nos exime de resposabilidade.

Mas, o que eu, você, podemos fazer para pelo menos não piorar, ou melhor dizendo, parar ou reduzir a nossa contribuição pessoal e familiar com este estado de coisas que, mais cedo ou mais tarde vai nos afetar a todos, quando as medidas e/ou ações terão que ser bem mais radicais e sofridas, como um racionamento de água por exemplo?

Informação e conhecimento como pressupostos para uma maior reflexão sobre as nossas praticas cotidianas, que gere uma tomada de consciência e pode levar-nos a começar a fazer a nossa parte, independente dos outros, empresas, governos, instituições de qualquer tipo ou mesmo da mídia sensacionalista que só costuma tocar no assunto quando tem certeza do ibope.

É isso!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Isso mesmo! Tem que falar mesmo! Vamos reagir sempre!! bjos

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    É isso! Pois, a observar a mídia, parece que os problemas deixaram de existir como em um passe de mágica, não é verdade?

    Bj

    ResponderExcluir