segunda-feira

Paris, a cidade das bicicletas

Bicicletas públicas
O uso de bicicleta nas cidades é um recurso tanto racional como ambientalmente óbvias em sua vantagens, que é surpreendente como as administrações municipais não se tocam.

Andar de bicicleta, hoje, pelas grandes cidades da vida é um lance de altíssimo risco, principalmente se alguem resolve usar sistematicamente para se deslocar para o trabalho ou escola, por exemplo, o que aumentam as probabilidades de um acidente.

O meio ambiente nas cidades com a redução das emissões de CO², a melhoria da qualidade do ar, a redução no consumo de energia, o condicionamento físico com os benefícios para a saúde como um todo, em síntese, é um leque de benefícios que se resume na melhoria da qualidade de vida.

Cidades que já utilizam a bicicleta como alternativa real de transporte e locomoção, só aumentam e graças ao apoio e entusiasmo da população que sente todos estes benefícios. Depois da pioneira, Amsterdã, na Holanda, com suas bicicletas públicas de aluguel, agora Paris, Londres e Bruxelas, para ficar neste exemplos, tambem, com a idéia das bicicletas públicas de aluguel.

Para isto, é necessário uma mudança de mentalidade dos gestores municipais, que leve a adequação da cidade à bicicleta com a construção de ciclovias e a adoção da bicicleta publica de aluguel. Problemas? Claro que existem. Em Paris, por exemplo, o município vem vencendo a resistência daqueles aferrados ao automóvel, e mesmo um problema “trivial”, que foram os custos para substituir, em dois anos, as 20 mil bicicletas públicas, roubadas e/ou depredadas pela população.

Como vê, não foi um obstáculo desanimador, tanto é que o próximo passo é, praticamente, tornar Paris uma cidade de bicicletas. Esperamos que o exemplo sirva de inspiração aos prefeitos, como Amsterdã inspirou Paris, que por sua vez serviu de exemplo a Londres e Bruxelas. Coisa boa, deve sim, ser copiada.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Eu sou presidente da ONG MEAM de São Fidélis e tenho lido seu blog, gostariamos de fazer uma troca, colocamos o seu blog aqui na nossa página e vocês colocam o nosso na sua: http://ongmeam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Genilson!

    Bom que tenha gostado do nosso blog. Topamos sim a parceria. Já linkamos o seu blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo, tudo bem?!
    Bem legal o post. Em Berlin também tem esse sistema, e é muito legal! Uma pena não termos condições para fazer o mesmo aqui.
    Mas enfim, coloquei lá o seu banner no E esse tal Meio Ambiente? também...

    Boa sorte a nós.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Diêgo!

    É verdade, ainda não temos essas condições, mas, nada que não possa ser mudado com vontade política de nossas administrações municipais.
    Acredito que a situação ambiental em nossas grandes cidades, vai acabar forçando esta opção tão simples e racional.

    Um abraço

    ResponderExcluir