quinta-feira

Nova tecnologia da Petrobras substitui cavalo-de-pau

Clique na imagem para ver o funcionamento
A industria do petróleo que usa altas tecnologias na exploração dos combustíveis fósseis – petróleo, gás e outros hidrocarbonetos – como a desenvolvida pela Petrobras de prospecção, perfuração e extração de óleo e gás das camadas do pré-sal a, aproximadamente, 7 mil metros de profundidade, algo equivalente a altura do Pico do Everest, convive com tecnologias desenvolvidas nos primórdios da descoberta e exploração do petróleo que é o cavalo mecânico, mais conhecido como “cavalo-de-pau”, que ainda é utilizado normalmente, há mais de 100 anos em todo o mundo, para a retirada de óleo em poços em terra.

É um mecanismo muito simples que funciona de forma mecânica – com um movimento de vai-e-vem – que aciona o mecanismo no poço e traz o petróleo a superfície. Entretanto, em função de alguns problemas que implicam em altos gastos em manutenção do “cavalo-de-pau”, a Petrobras vem desenvolvendo, junto com o Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (Lmag) do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica (PEA) da Escola Politécnica (Poli) da USP, uma nova tecnologia inédita no mundo que visa servir de alternativa mais eficiente e com um menor custo operacional.

A Petrobras que utiliza o cavalo-de-pau convencional em 68 dos seus poços em terra, não informa quantos já foram substituídos pela nova tecnologia. A perspectiva é de começar a comercialização para o mundo, já que detém a patente do novo motor e, existe ainda a perspectiva de usá-lo, inclusive em poços mais rasos no mar.

O mercado mundial é altamente promissor, pois, como falamos acima, é a primeira tecnologia que substitui efetivamente o cavalo-se-pau tradicional utilizado em todo o mundo.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário