terça-feira

Não compre verduras e legumes semi-processados

O aumento na oferta de verduras e legumes pelos supermercados, parcialmente processados, lavados, picados e acondicionados em embalados de isopor e filme plástico, vem na contra mão de um consumo consciente e ecologicamente correto e sustentável.
 
Além do aspecto ambiental, ele chega a custar 7 vezes mais caro que o produto “in natura”. Isso sem contar com a perda de vitaminas com a oxidação de várias delas depois do corte até o seu uso final.

A perda ambiental fica por conta do aporte adicional de lixo – plástico e isopor – que por centenas de anos irão poluir o meio ambiente, em um cenário onde a reciclagem geral do lixo não chega a dois dígitos (- de 4%). O agravante no caso da embalagem é o isopor – poliestireno expandido derivado do petróleo – que não é reciclável em função de seu baixo teor de matéria solida 2% que inviabiliza qualquer processo de reciclagem.

Portanto, ao comprarmos um produto deste tipo, estaremos fazendo um desserviço não só para o nossa saúde e bolso, mas, ao meio ambiente e a vida no planeta. Prefira os produtos “in natura” ou frescos e estará adquirindo mais qualidade e reduzindo a sua pegada ecológico

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Estes artigos são verdadeiros vilões para o meio ambiente,pela praticidade com que favorecem ao consumidor a curto prazo.
    Tornasse muito dificil de convencer ao usuário ,pensar a logo prazo no futuro do planeta
    Continuemos a tentar
    Paz

    ResponderExcluir
  2. Olá Alcione!

    É verdade! As pessoas, em nome da aparente comodidade oferecida por estes produtos, não percebem os seus custos - financeiros, de qualidade e ambientais -
    no médio longo prazo.
    É realmente uma pena ver como eles aumentam a cada dia.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Estou planejando abrir algo baseado no processamento de frutas e legumes.
    Como poderia realizar este negocio de forma ambientalmente correto ...embalagens biodegradaveis etc etc...

    Att,
    Lucas
    lucasz55@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas!

      Suas intenções estão antenadas com os novos tempos, onde o ambientalmente correto e/ou a sustentabilidade deve se tornar cada vez mais o diferencial nos empreendimentos de todo tipo.

      Um endereço onde você pode obter informações qualificadas para iniciar um negócio é o seguinte: Quero abrir um negócio, é só clicar e conferir.

      Boa sorte com o seu empreendimento.


      Um grande abraço

      Excluir