sexta-feira

Lixo... é mistura. Logo, o “lance” é com você



O lixo, já pensou seriamente no que significa? Ele, por definição, seria o descarte existente entre a produção e o consumo ou aquilo efetivamente consumido. Entretanto, na realidade, o lixo é o resultado da mistura de todos os descartados ou detritos, sejam eles do tipo orgânico ou não. Logo, partindo deste princípio, o lixo é a mistura.

Embora no Brasil a maior parte do descarte seja de natureza orgânica, os detritos são quase totalmente reaproveitáveis – que é o ideal – ou recicláveis. A produção de lixo no Brasil é de aproximadamente 200 mil toneladas por dia, sendo 1kg/hab nas grandes cidades e 0,7kg/hab nas cidades do interior.

Se é feita a separação e a coleta seletiva, inicia-se um novo processo de produção e de geração de energia com o seu retorno ao mercado e ao consumo. Claro que o primeiro passo é repensar o consumo, seguido da racionalização do seu uso, o reaproveitamento e, por fim, a reciclagem, nesta ordem. Isso por que o último item implica em novo consumo de energia e emissão de CO², para ficar só nesses dois exemplos importantes.

Deu para perceber que independente das intenções do fabricante e do comércio, a decisão mais importante cabe a nós consumidores, não é verdade?

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Oi, Paulo...
    Você também poderá achar interessante essa postagem:
    http://formigueiros.com/2010/06/consumo-consciente-uma-saida-para-o-meio-ambiente/
    Se quiser e puder divulgá-la... Até porque, em assuntos do planeta, é importante todos estarmos de mãos dadas, certo?
    Abraços e sucesso! ;)

    ResponderExcluir