sábado

Etanol brasileiro é superior às versões europeias e norte-americanas em benefícios ao meio ambiente



Plantação de milho - EUA
O estudo,
Avaliação Econômica das Políticas de Apoio ao Biocombustível, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico apresenta, em Paris, dados que confirmam o que já se suspeitava: a superioridade do etanolálcool – brasileiro sobre os similares europeus e norte-americanos.
 
Conforme o estudo, o etanol brasileiro feito da cana-de-açúcar permite uma redução de 70% a 90% das emissões de CO² em relação aos combustíveis fósseis. Em contrapartida, aquele fabricado a partir de óleos vegetais na União Europeia reduz entre 40% e 55% , e o fabricado do milho nos EUA – maior produtor mundial – com 20% e 50% – média abaixo de 30% - em economia nas emissões de CO², logo em danos ao meio ambiente.

Como já comentamos no artigo: “Um litro de etanol de milho gasta 1 litro de petróleo e 2.138 litros de água para ser produzido”, o processo de produção de etanol norte-americano, feito a base de milho, é um tiro n'água, tanto em termos de meio ambiente ou ambientais como econômicos, e se mantém às custas de subsídios do governo e da taxação do etanol brasileiro, pois, sabem que não seriam páreos em um processo de livre concorrência. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Olá, Paulo, tudo bem?
    Eu vim dizer que indiquei seu blog ao "Selinho do Amigo".
    Pegue o selo e entenda mais sobre o que eu quero dizer e minha proposta nesse link http://essetalmeioambiente.wordpress.com/2009/08/22/ganhamos-dois-selos-blogs-viciantes-e-selinho-amigo/

    Aguardo seu contato.
    ps: gostei bastante do blog...
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, acho que você se enganou de post novamente!
    Mas sem problema algum, entendi perfeitamente onde queria comentar
    !!
    Confesso que colocando do modo que você falou, sobre o colecionismo não parece uma patologia!! Mas acho que nessa pesquisa, eles não incluíram pessoas que apenas tem algum gosto por determinada coisa e resolve colecioná-la! Acho que estamos falando de pessoas compulsivas, que colecionam coisas estranhas, pessoas que acabam degradando a vida e atrapalhando a das pessoas ao seu redor por algo sem sentido!! confesso que eu mesma tenho uma compulsão, sim, por lavar as mãos e passar creme nelas!! Chego a irritar todo mundo com isso, mas não é algo que faça mal a alguém ou a mim mesma!! apesar de estar fora da média, não chega a ser uma patologia! (:

    Enfim, gostei do seu comentário e sinta-se a vontade para voltar e expressar a sua opinião sempre!!

    Um beijo.

    ResponderExcluir