sexta-feira

Regionalização dos índices e efeitos do Aquecimento Global no Brasil

Cultura de Soja
Tanto o aquecimento global detectado e divulgado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), como as alterações no meio ambiente e suas perspectivas para as próximas décadas, foram feitas, como o nome diz, tanto o diagnóstico como o prognóstico, no âmbito ou dimensão global.

Hoje, as pesquisas constatam a relatividade dessas conclusões e apontam para uma regionalização dos índices e efeitos do aquecimento.

No Brasil, a Unicamp e a Embrapa divulgam estudos com diagnósticos precisos sobre, praticamente, cada um dos 5.550 municípios brasileiros.

Estes estudos são de importância fundamental ao planejamento para antecipar medidas preventivas e/ou promover adaptações econômicas e ambientais, visando atenuar os efeitos do aquecimento no meio ambiente e, sobretudo, sobre a produção de alimentos.

O remanejamento de culturas e o desenvolvimento de novas variedades, mais adequadas e resistentes, de cultivares como a soja e o café, por exemplo, são imprescindíveis para se garantir o nível de produção e não comprometer o abastecimento interno e a economia, nos cenários climático-ambientais que se espera.

O trabalho de divulgação, informação e reeducação dos produtores já está sendo implementado, no sentido de garantir a gradual, mas, efetiva, mudança para os novos paradigmas e procedimentos agropecuários no país.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário