segunda-feira

Fundo Amazônico, um sistema de remuneração pela preservação voluntária das matas e floresta nas propriedades rurais

Cerrado, 2ºmaior bioma do país
Incluído no Plano Amazônico Sustentável (PAS) um projeto de racionalização do desenvolvimento da Amazônia, exite uma “instituição” pouco conhecida é o Fundo Amazônico cujo objetivo é captar recursos e doações condicionadas à redução do desmatamento da floresta, que é um novo “front” na preservação ambiental, através da manutenção dos biomas em pé.

É um sistema de compensação, pagamento em espécie mesmo, a proprietários de terras e ou produtores pela manutenção própria e voluntária das matas ou florestas em parte de suas propriedades.

O objetivo inicial foi favorecer a Floresta Amazônica, mas, 20% dos recursos também irão atender a outros biomas importantes como a Mata Atlântica e o Cerrado.

Claro que existem critérios mínimos que serão monitorados para a concessão do benefício ou compensação financeira.

É uma iniciativa importante porque não gera conflitos e não dificulta ou impede a produção agropecuária, mas, cria uma racionalidade mínima no uso e exploração da terra que vai beneficiar a todos.

Inclusive, sabe-se que a existência de uma reserva natural em uma propriedade com a preservação de animais, aves e insetos, contribui para um controle biológico natural das pragas nas plantações.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário