sábado

Usinas elétricas movidas a biogás de lixão em São Paulo


Aterro sanitário Bandeirantes
A cidade de São Paulo produz diariamente, nada menos que 13 mil toneladas de lixo, que durante estes últimos 28 anos formaram os aterros sanitários de Bandeirantes e São João, localizados na zona oeste e leste, respectivamente.

Com a sua capacidade chegando ao limite, primeiro o Bandeirantes e agora o de São João, ganharam usinas trmoelétricas, que utilizam o Biogásmetano – produzido pelos lixões.

O projeto esta sintonizado com o esforço patrocinado pela ONU de não só processar o lixo como utilizar o biogás resultante na produção de energia como forma de preservar o meio ambiente. Além dos benefícios óbvios, ele ainda permite a venda decréditos de carbono, em leilões na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), que no ano passado rendeu aos cofres públicos 13 milhões de euros ou 34 milhões de reais.

No Brasil são produzidas, aproximadamente 250 mil toneladas de lixo por dia e, desse total, apenas 3% a 4%, em média, são reciclados. Esses dados refletem uma situação que é um dos maiores desafios para a preservação do meio ambiente e pode, também, ser equacionado de outras formas mais saudáveis, como a educação da população.

Campanhas públicas podem ser feitas nos meios de comunicação e nas escolas orientando a população para que produza menos lixo através do uso mais racional dos recursos e do consumo, além de incentivar a reutilização e a reciclagem, pois, o lixo só passa a existir, efetivamente, após a mistura. Uma iniciativa que deu certo em Curitiba, o que a torna a cidade que tem o maior índice de separação de resíduos ou descartados do mundo.

Leia: Curitiba, reconhecida, e premiada, com o prêmio global cidade sustentável.

E você, acha que pode fazer algo no sentido de contribuir para um meio ambiente mais saudável? Faça um comentário e dê a sua opinião.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. O Brasil deveria ser um país campeão de reciclagem usando as usinas elétricas a biogás de lixo nas capitais, municípios de todo o Brasil. Mas infelizemente a cultura do aterro sanitário está na mente dos governantes do amado Brasil. Esperamos uma mudança da mente antes de se pensar em aterro sanitários.As usinas termoelétricas que utilizam o Biogás devem ou deveria fazer parte do cotidiano do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alair!

    Você tem razão. Esperamos que, agora, com a Lei de Resíduos Sólidos, que foi sancionada pelo presidente (02/08/2010), depois de quase 20 anos de tramitação no Congresso, este cenário comece a mudar. É que, junto com a sanção presidencial da lei, foi decidido pelo governo federal a liberação de financiamento para os municípios não só acabarem com os lixões, mas, promoverem programas de educação da população para a reciclagem e para a formação dos aterros sanitários. Esperamos que, com isso a sua idéia seja viabilizada em cada município.

    Um abraço

    ResponderExcluir