terça-feira

Petrobrás e UFRJ criam tecnologia para produzir álcool do bagaço de cana

A necessidade de investir em novas tecnologias para aumentar a produção de álcool, sem expandir a área plantada de cana sempre foi um grande desafio.

As opções sempre esbarraram em problemas como, provavelmente, a competição com a produção de alimentos e o estimulo ao desmatamento.

Os pesquisadores da Petrobrás, cientes desses problemas e do desafio, junto com os da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveram um método de produção do álcool, a partir do bagaço da cana.

O bagaço da cana é o resíduo agroindustrial mais expressivo do Brasil, logo, “matéria prima em abundancia”, que antes era utilizada como combustível para as caldeiras, será utilizado, agora, com a nova tecnologia, para a produção de álcool.

É uma grande descoberta e que promete aumentar em 40% a produção nacional do álcool e consolidar a posição estratégica do Brasil, como grande produtor mundial de biocombustíveis.

Os pesquisadores da Petrobrás afirmam que a mesma tecnologia pode ser utilizada na fabricação do bioetanol, a partir de resíduos vegetais como palha ou capim, além de resíduos do processamento da mamona, soja e outros vegetais.

É a Petrobrás assumindo de vez a sua posição de produtora de energia, transcendendo a de simples petroleira.

Faça um comentário e dê a sua opinião.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário