terça-feira

Aquecimento global, países pobres pagam pelos ricos

Arquipélago de Tuvalu, Paraíso Ameaçado

Os cem países que sofrerão mais rudemente os efeitos do Aquecimento Global, que provoca as Mudanças Climáticas, contribuíram com apenas 3,2% do total do dióxido de carbono (CO2) emitido na atmosfera.

A constatação foi feita por um estudo do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (RU), mostrando que, estes países, além de estarem em áreas de clima mais quente ou em altitude mais baixa, também são os que têm menos recursos para se adaptarem as mudanças climáticas previstas.

Entre os países mais vulneráveis, estão muitas das nações mais pobres do planeta e nenhum entre os industrializados ou desenvolvidos.

Por continente, a África, Ásia e Oceania é onde se encontram estes países. Na América do Sul, apenas a Guiana e Suriname se encontram na lista elaborada pelo estudo.

Países insulares, muito baixos, ou localizados nos deltas de grandes rios, como na Ásia, além das regiões polares, serão, provavelmente, inundados pela elevação das águas dos oceanos.

O que se discute, hoje, é como os demais países, principalmente os principais responsáveis pelo aquecimento e mudanças climáticas, poderão, ou deverão proceder ou contribuir para minimizar os efeitos perversos do clima que se abaterão sobre os povos e nações que, praticamente, não têm qualquer responsabilidade sobre este estado de coisas.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário