sábado

O Álcool e o biodiesel brasileiros, são alternativas reais

O alarde feito por movimento e entidades ambientais internacionais, contra o etanol e o biodiesel, com reflexos e apoios de movimentos e da mídia local, é parcial e no mínimo insensato. Há quem diga até que serve a interesses da UE e EUA, para atrapalhar a industrial nacional do álcool.

A quase totalidade do álcool ou etanol produzido no Brasil, ainda vem de culturas em terras paulistas e o uso da cana, nunca foi motivo ou causa de crise na produção de alimentos por aqui.

O que existe de fato, e preocupante mesmo, são os esforços dos EUA em produzirem o seu etanol, utilizando o milho como matéria-prima, quando se sabe que, uma das bases, senão a maior, da alimentação dos norte-americanos e de meio mundo na América Latina, é o milho e seus derivados e ou subprodutos.

Os problemas com os preços majorados e abastecimento, são fatos, há já algum tempo, com revezes, principalmente no México e países centro-americanos.

O discurso contra é generalista, quando o álcool não se encaixa no quadro e nem no diagnóstico, e é realmente um alívio, e pode ser mais, para as emissões dos veículos de todo tipo, que na param de aumentar em quantidade, aqui e no mundo, e claro, de emitir gases de efeito estufa.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário