domingo

Novas tecnologias de comunicação e o efeito estufa

O jogo virtual SecondLife, para alguns é só mais um nome ou um modismo na Internet e para outro tanto, não é nada mesmo.

Apesar da crise ambiental, que não é só de efeito estufa, o mundo não para e a profusão de novas tecnologias que encantam a todos e satisfazem a muitos, todas são - como não poderiam deixar de ser - grandes consumidoras de recursos e energia.

O que parece, e é, um game – o Second Life – que também parece interessar somente aos gamers, já é um grande e crescente consumidor de energia.

O chamado grupo de países desenvolvidos não poupa discurso, para tentar impedir, que milhões, senão bilhões de chineses, indianos, africanos e mesmo latino-americanos e brasileiros, deixem de lado a lamparina, o candeeiro e o radinho a pilha – nem sempre – e cheguem ao mundo real (?), e comecem a consumir e produzir a sua incipiente cota de gases de efeito estufa.

As estatísticas científicas comprovam que grande parte dessas populações, praticamente, ainda não consumiu energia ou produziu CO2 de forma significativa, pois estavam, e ainda estão, à margem do que se considera desenvolvimento.

Não há como alijá-los para sempre, para preservar um padrão de consumo e “bem estar” da sociedade de consumo desenvolvida.

Alguém tem que fazer concessões e não pode ser quem, ainda, nada tem a conceder.

Conforme informações publicadas no jornal francês, Libération, cada um dos 2,8 milhões de “avatars” do Second Life, consome, em média, mais energia por dia, que um camaronês ou o equivalente a um brasileiro, com a correspondente emissão de CO2.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário