sábado

Sustentabilidade se aprende em casa e na escola. Com exemplos e conversas

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Informação, consciência e atitude... Pelo visto a questão ambiental ou de sustentabilidade do planeta passa, inevitavelmente, por este trio.

Mas, como fazer isso? O tema não dá lá ‘estes ibopes’ todo, apesar da sua vitalidade, literalmente, e nem tampouco a mídia usual perde seu tempo com estas filigranas, já que está por demais – como se diz – mancomunada com os interesses econômicos que usam e abusam do planeta como se ele fosse eterno em recursos e possibilidades.

E então?

A saída, pelo visto, fica com educação ecológica da criança, sobretudo, feita por pais e mestres... É a única saída!

Daí o ‘novo cidadão ecológico’ cresce atuando, praticando aquilo que é o mínimo pessoal e individual possível, para garantir um processo mais sustentável que poupe o planeta e a vida.

É no varejo – no individual – que se constrói o ‘atacado’ necessário.

Com adultos inconscientes a ‘educação’ da criançada ocorre naturalmente, por mera observação dos cacoetes e/ou hábitos equivocados, sobretudo dos pais em casa, que vem condenando o planeta, a vida.  

Tudo acontece “naturalmente”...

A questão ambiental saiu de moda. É como se ‘tudo’ estivesse nos conformes e a dilapidação do planeta segue, também, ‘naturalmente’...
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Logo, se você é ‘adulto’ – pai e/ou mestre – a bola está com você. Você pode se tornar o exemplo/educação imprescindível para tentarmos reverter todo processo.

Ao pé da letra é só fazer... Os filhos veem e... Isso para os pais, embora a conversa seja um adicional muito importante, pois coloca a questão na ordem do dia.

Veja algumas dicas:

1. Evite o desperdício de energia elétrica. Alerte as crianças sobre a necessidade de desligar os aparelhos que não estão em uso. É comum ver crianças deixando jogos eletrônicos, computadores e carregadores de celulares ligados desnecessariamente. Explique também a elas que deixar as luzes acesas traz um gasto alto de energia elétrica, sendo prejudicial ao planeta.

2. Ensine as crianças a não desperdiçar água. As crianças geralmente apreciam brincar com ela, não tendo a dimensão dos problemas de desperdício desse recurso natural precioso. Ensine que as torneiras devem estar completamente fechadas, mesmo durante a escovação dos dentes, abrindo somente para o enxágue da boca e da escova dental.

3. Habitue a criança a reciclar. Incentive-a a descartar corretamente os resíduos sólidos, a reaproveitar sacos plásticos, papéis e brinquedos. No momento de ir às compras, questione a criança sobre a real necessidade de ter mais um brinquedo, por exemplo. Além de poupar o meio ambiente, a criança aprenderá a consumir produtos com consciência. Lembre-se de que o termo “jogar fora” não existe em nível planetário.

4. Leia com as crianças informações sobre o meio ambiente e sobre como o estilo de vida da família pode impactar negativa ou positivamente na manutenção de nosso planeta. Ensine a elas o conceito de Terra como Casa Comum, termo utilizado pelo Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si’ – leia aqui – que nos convoca a cuidar de nosso planeta.(g1)

Como falamos acima, tudo isso só será possível se, além das “falações”, a criança observar estas práticas em seu cotidiano, dentro de casa. O exemplo é a ‘lição’ mais eficiente, que funciona até sem que o ‘educado’ perceba.

Se cada um fizer a sua parte – o velho clichê – tudo se encaminha, tudo vai dar certo, embora a única responsabilidade de cada um é consigo mesmo, no caso com os filhos. O vizinho... Só nos resta torcer.

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