terça-feira

Como adicionar o conceito de sustentabilidade às suas atividades, ao ‘faça você mesmo’

.
Este artigo foi publicado originalmente no blog Como fazer você mesmo, cujo nome já trás as pistas do que trata, quando dá dicas para adicionar a este grande prazer de fazer as coisas – de toda ordem e tipo – por si mesmo, o conceito de sustentabilidade que, embora pareça ter saído de moda, continua na ordem do dia como premência e/ou necessidade vital como sempre.
Como fazer para adicionar o conceito de sustentabilidade ao faça você mesmo
... em sua casa

A ideia deste blog é estimular o hábito saudável, prazeroso e econômico até, do fazer você mesmo, aliado ao inegável efeito – como poderíamos dizer? – ecológico/ambiental e sustentável, com a economia de materiais, a reutilização de produtos e matérias-primas de todo tipo.

Em função disso, alguns procedimentos simples e fáceis em casa no nosso cotidiano, estão dentro desse espírito e só adicionam à ideia de preservação e cuidados.

Consertar os eletroeletrônicos e outros aparelhos, bem como ficar ligado em sua manutenção constante, o que otimiza o seu uso e funcionamento bem como retarda ou evita a necessidade de substituição por outro.

Fique ligado, também, na manutenção das tomadas que não funcionam ou que apresentem problemas, como faíscas. Isso vale, também, para bocais, tanto aqueles da iluminação convencional como em abajures e/ou quebra-luzes.

Outro item que “dá pau” com certa frequência são as torneiras. Quando começam a pingar insistentemente, logo, substitua a “bucha” no princípio.  Aproveite e instale redutor de vazão nas torneiras, bicos e as tradicionais “peneirinhas” ou telas, o que facilita o uso – evita o excesso de pressão que espalha a água – além de reduzir o consumo enquanto mantém a mesmo efeito de vazão, até parece aumentar, sem comprometer o trabalho.

Faça a manutenção de fechaduras, cadeados e ferrolhos, o que não só facilita o seu uso e eficiência no cotidiano, bem como aumenta a sua durabilidade e vida útil, evitando assim a perda e sua substituição.

Limpe e engraxe os calçados e outros objetos de couro como bolsas, mochilas e carteiras, o que mantém sua beleza e garante a conservação do couro, que pode ter uma vida útil, praticamente sem limites, desde que bem cuidados.

Cuidado com as plantas, tanto no jardim como em vasos, observando a colocação de adubos ou nova terra e transplantes, o que as mantém bonitas e viçosas e ficará menos tentado a substituí-las em uma vista à flora ou ao setor específico nos supermercados.

Faça uma “composteira” com restos orgânicos, como cascas de frutas, sobras de legumes e folhas, bem como outros materiais, o que vai lhe garantir um adubo orgânico e saudável para seus vasos e hortas. Se você mora em apartamento, providencie um recipiente de plástico fechado, e se em casa ela pode se feita no chão, mesmo, em um canto no quintal ou jardim.

Cuide do piso, sobretudo se é de taco, fazendo não só a limpeza sistemática, a recolocação e colagem dos tacos soltos, medida que serve também para os pisos de lajotas e azulejos soltos.

Não espere que os descascados e pequenas ferrugens tomem conta de seus portões e grades de metal, use uma lixa de ferro ou um anti-ferrugem químico e limpe o local afetado, em seguida use tinta para restaurar e recompro a pintura original.  Agindo assim, vai impedir a progressão da ferrugem e futuro comprometimento geral da estrutura.

Estes pequenos procedimentos no cuidado e manutenção em sua casa contribuem para preservar e prolongar a vida útil dos materiais e equipamentos, evitando uma troca precoce, com o custo financeiro e ambiental com o descarte.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário