Ciclovia
Av.Faria Lima
|
Como pode
ver, apesar da marcação cerrada da grande mídia, sobretudo local, contra as ‘ciclovias
do Haddad’, que embora o jornal inglês não entre no mérito tem fortes nuances
políticas, ou anti-petistas, o programa vai se implantando e, a exemplo da Dinamarca,
como cita o jornal, a aceitação plena é só uma questão de tempo. Pesquisas
recentes já demonstram isso.
"Revista inglesa compara São Paulo com a
capital dinamarquesa, que também enfrentou resistência, há 30 anos, e hoje mais
de 30% das viagens são feitas por bicicletas.
As políticas do prefeito Fernando
Haddad (PT) que visam desestimular o uso do carro na capital já vêm ganhando
repercussão internacional. Uma das principais revistas do Reino Unido, a The
Economist, publicou uma matéria
em sua edição impressa do último dia 29 de novembro enaltecendo a luta de
Haddad para implantar as ciclovias e mudar um pouco a cultura do carro em São
Paulo.
Intitulada de “Tropic of Copenhagen:
a city fights its car addiction”, em português, algo como “Copenhagen
dos Trópicos: uma cidade luta contra dependência dos carros”, a
matéria compara a capital paulista a capital dinamarquesa que, há 30 anos,
começou a implantar seu sistema de ciclovias. Apesar de ter enfrentado
resistência por parte da população, hoje, na cidade, mais de 30% das viagens
são feitas com bicicletas.
A matéria começa explicando o quanto
São Paulo é obcecada por carros, usando números para ilustrar: a cidade tem 5,6
milhões de carros, quase um para cada duas pessoas, e o paulistano gasta, em
média, três horas diárias paradas no trânsito.
A reportagem explica que o prefeito
Fernando Haddad vem tentando reverter esse cenário e destaca que, em pouco mais
de um ano, foram construídos mais quilômetros de ciclovias que em toda a
história da cidade. “O senhor Haddad prometeu 400 km de ciclovias até o final
de 2015, o que colocaria São Paulo em pé de igualdade com Compenhagen”, afirma
a matéria.
O texto ainda destaca a luta que Haddad
vem tendo que travar para vencer a resistência de parte da população. “Ele
enfrenta um árduo caminho, digno de uma ‘Tour de France’”, compara.
Ainda que alvo de inúmeras reclamações,
as ciclovias, além de repercutir na mídia internacional, já vem caindo no gosto
dos paulistanos. Uma pesquisa recente do Datafolha apontou que mais de 80% da
população apoia a iniciativa.
Atualmente, São Paulo conta com quase
200 km em ciclovias. E o número vem subindo…
No SPexpresso
*
Follow @Metanoverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário