sábado

A metade dos rios chineses desapareceu nos últimos 20 anos

.

Segundo um estudo cartográfico recente, mais de 28 mil rios chineses secaram, desapareceram, dos registros do país desde 1990.

O estudo publicado em 26 de março de 2013, feito entre 2010 e 2012 chegou a esta conclusão, ou seja, dos 50 mil rios registrados em 1990, sobraram apenas 22.909 rios. Estes dados chegam a um cenário onde o governo chinês está engajado em uma nova iniciativa para conter a degradação ambiental no país.

Entretanto, a notícia não chaga a surpreender a muitos estudiosos, já que a super exploração a que veem sendo submetidos os recursos fluviais do país, a exemplo do projeto da gigante represa da usina Três Dragões que, segundo outros estudos divulgados antes, pode, inclusive, estar associado ao aumento das atividades sísmicas na região, tamanha a magnitude do lago.

Embora alarmantes, estes dados trazem controvérsias quando se questionam os critérios adotados antes para os estudos e levantamentos dos cursos d’água no país, em contraposição àqueles atuais muito mais precisos e confiáveis.

As reações no país como não poderiam deixar de ser, são de perplexidade, tanto no governo como em outros seguimentos da sociedade, que vêem como um alerta sobre a vulnerabilidade do país, que em busca pelo desenvolvimento econômica e pela melhoria da qualidade de vida da população, com índices recordes e continuados de crescimento – de 8% ao ano – e que já importa alimentos e energia, pode ter que enfrentar mais este fantasma, importar água para o consumo da população.

O lado otimista é que as preocupações e investimentos crescentes do governo com a sustentabilidade no país nos últimos anos já chegam a mais do dobro do índice de crescimento, com 18,8%, o que significa um sério enfrentamento das condições de degradação da sustentabilidade no país.

Com informações do Terra Eco



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário