terça-feira

Amazônia tem menor taxa histórica de desmatamento, diz ministra

.
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou nesta terça-feira (27) os dados do desmatamento referentes ao período de agosto de 2011 a julho de 2012. Pela primeira vez, a quantidade de florestas desmatadas no ano ficou abaixo dos 5 mil km², o que é considerado pelo MMA como a menor taxa da história.

A taxa de destamento anual é calculada pelo Prodes, sistema do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). Segundo o Inpe, entre agosto de 2011 a julho de 2012 foram desmatados 4.656 km² de florestas, o que representa uma queda de 27% em relação ao período anterior. Esses números ainda são uma estimativa, com 10% de margem de erro. Os números finais serão apresentados em 2013.

O resultado foi comemorado pelo ministério. Segundo a ministra Izabella Teixeira, o anúncio representa um marco no combate ao desmatamento, já que pela primeira vez a taxa ficou abaixo dos 5 mil km². “Arrisco a dizer que foi a única notícia ambiental positiva que o planeta teve esse ano”, disse a ministra.

O desmate diminuiu na maior parte da Amazônia, mas cresceu em três Estados: Tocantins, Amazonas e Acre. Apesar disso, Pará e Mato Grosso continuam sendo os Estados que mais desmatam: só o Pará desmatou mais de um terço do total no período.

Os dados divulgados nesta terça se referem apenas ao período de agosto de 2011 a julho de 2012. No entanto, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), houve aumento do desmatamento nos meses mais recentes, em setembro e outubro de 2012. O Imazon faz um monitoramento independente e não-oficial do desmatamento da Amazônia. ( do Blog do Planeta)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário