quarta-feira

Reciclagem e reutilização é a mesma coisa?

.
Reutilização
É comum ouvir as pessoas se referirem à reutilização de um produto como reciclagem, mesmo nos meios de comunicação, o que ao pé da letra é uma forma incorreta.

São conceitos e/ou procedimentos distintos, ambos envolvendo o retorno de um material inicialmente descartado ao uso em uma forma diferenciada.

Reciclagem - latinhas de aluminio
A reutilização implica em um novo uso para um produto descartado, ou seja, a atividade de reutilização é o reaproveitamento criativo envolvendo a criação de objetos a partir de materiais em desuso e resultando na transformação ou geração de material com características próprias ou diferenciadas de seu uso original.

Ao passo que a reciclagem é, portanto, um conceito diferenciado, como pode ver neste texto, na Wikipédia:
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as características.
Portanto, não custa usar o conceito na forma correta e mais adequada para cada procedimento.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário