segunda-feira

Produto cancerígeno na Coca e Pepsi obriga mudança de fórmula


Que a Coca-Cola e similares cola continham “veneno” na fórmula, todos já sabíamos, ou melhor, nem todos, mas, a propaganda massiva e mentirosa aliada a uma boa dose de ignorância e  teimosia faz o refrigerante ser o maior sucesso em todo o mundo e a empresa, ou sua marca, se manter no topo da lista das mais valiosas, as custas da saúde – vida? – dos consumidores. É o que ficou comprovado agora.
A Coca-Cola e a Pepsi decidiram mudar a fórmula, nos EUA, de corante caramelo que compõe os refrigerantes para não ter de colocar um alerta de risco de câncer em suas latas.
A notificação passou a ser obrigatória depois que a Califórnia incorporou um componente químico presente no corante caramelo na lista de substâncias cancerígenas.

A decisão foi motivada por pressão da entidade de consumidor Centro de Ciência para Interesse Público, que apresentou um estudo com indicações da conexão da substância com o desenvolvimento do câncer.

A associação das indústrias de bebidas dos EUA contesta o conteúdo do estudo. Segundo o grupo, a substância 4-metilimizadol, alvo do questionamento, já foi autorizada por reguladores nos EUA e em outras partes do mundo.

Apesar disso, a entidade confirmou que as empresas trabalham para mudar a fórmula para atender as requisições do Estado da Califórnia.

"Consumidores não vão notar a diferença nos produtos e não tem razão alguma para preocupações em relação à saúde", afirmou a associação em nota.

O FDA (órgão norte-americano que regula remédios e alimentos) analisa um pedido da entidade de consumidores sobre o assunto. Um porta-voz da agência informou que um consumidor teria de beber mais do que 1.000 latas de refrigerante por dia para alcançar os níveis apresentados no estudo que mostrou uma relação com câncer em roedores.

"Embora acreditemos que não há risco para saúde pública que justifique mudanças, pedimos aos fornecedores do caramelo que deem esse passo para que nossos produtos não estejam sujeitos à exigência de um aviso sem fundamento científico", afirmou a representante da Coca-Cola, Diana Garza Ciarlante.(Folha.com)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Resta saber se aqui no Brasil a coca e a pepsi vão continuar vendendo veneno. Como eu não tomo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, nem eu...

      Mas, acho que deve ser uma questão de tempo para que as restrições comecem a rolar em todo o mundo.

      É meio como ocorreu com o cigarro, que levou mais de 50 anos para se comprovar, de forma irrefutável, que não só faz mal a saúde, mas, mata, mesmo!

      Um abraço

      Excluir