sexta-feira

De Olho Na Água, projeto de conservação da água da Petrobras


Como grande usuária de água em suas atividades, a Petrobras desenvolve várias iniciativas ligadas ao reuso e à conservação da água em projetos variados por todo país.

Continuando a série de reportagens durante a semana do Fórum Mundial da Água, o blog Fatos e Dados apresenta mais um projeto patrocinado pela Petrobras para a conservação dos recursos hídricos brasileiros. É o De Olho Na Água, localizado na cidade de Icapuí (Ceará) e seus arredores, mas que já se multiplicou por outros estados brasileiros e até para fora do país.

A planície costeira de Icapuí representa um dos mais complexos sistemas ambientais da costa cearense. A cadeia alimentar da população local depende dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, da produção e dispersão de nutrientes dos manguezais, das lagoas costeiras e do banco de algas. O estudo, a catalogação e a preservação de sua biodiversidade também servirá para ações em outros ecossistemas.

O projeto tem assessorado as comunidades locais na instalação e manutenção de tecnologias sustentáveis para o cotidiano. Por exemplo: as cisternas de ferrocimento captam até 500 mil litros de água da chuva e são de baixo custo. “Isso evita usar água dos lençóis freáticos, e são equipamentos viáveis até em locais de difícil acesso”, explica a coordenadora Leinad Carmogim.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário