quinta-feira

Uma árvore para cada carro ou moto novo nas ruas, pretende lei em Juiz de Fora


Embora o número dos carros e motos novos que chegam às ruas aumentem a cada dia, o fato de a degradação ambiental nas cidades estar diretamente ligada a isso, não tem sido o fator preocupante tanto para as pessoas como para as administrações públicas de qualquer nível.

Projeto de lei criado para a cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, visando conter a poluição causada por veículos automotores foi aprovado ontem (15/02/2012). O projeto prevê a plantação de uma árvore a cada veículo ou motocicleta zero quilômetro comercializado na cidade.

A ideia é incentivar as concessionárias a contribuírem para compensar a emissão de dióxido de carbono. A cidade tem uma frota de mais de 180 mil veículos.

Caberá ao órgão responsável pela política ambiental da Prefeitura promover o plantio das árvores. Elas serão plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APPs), reservas florestais, parques, jardins, corredores ecológicos ou em outro ambiente ecologicamente apropriado, após autorização da Agenda JF e da Administração Municipal. As concessionárias serão responsáveis pela manutenção e conservação das plantas durante dois anos.

O projeto, que é de autoria do vereador Francisco Canalli (PMDB), agora segue para a sanção do prefeito.

Os veículos movidos por combustíveis fósseis são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica na área urbana. Do total da frota de Juiz de Fora, 125 mil são de automóveis e 23 mil de motocicletas. (AMDA

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário