sábado

Crise energética no Japão e a volta às velhas formas de aquecimento no inverno

.
A vulnerabilidade energética é um problema grave para muitos povos e países. É o caso do Japão. Estruturado sobre fontes de energia que dependem de importação e/ou dos humores do mercado internacional, e confiando em uma fonte perigosa em um país tão vulnerável às atividades sísmicas, é montar uma bomba relógio, principalmente, com o adicional da má administração das usinas nucleares – 30% do consumo – acidentadas, como ficou provado e muito pouco divulgado.

Diante da crise, o governo prega a “volta ao passado” com o óbvio retorno das roupas adequadas às estações.

É o retorno ao trivial agasalho dentro de casa em vez do, agora, improvável aquecimento ou calefação no inverno, o uso da chaleira quente para aquecer no lugar dos aquecedores elétricos e, no verão, abrir mão da “elegância dos costumes” para o uso de roupas mais leves e adequadas para um ambiente sem as benesses do ar condicionado que vem se tornando proibitivo.

Como consequência da crise energética que chegou na esteira dos acidentes recentes com as usinas nucleares em Fukushima, a campanha “Warm Biz” já está nas ruas para convencer o povo a voltar aos antigos hábitos de aquecimento de inverno e de aliviar o calor no verão.

Fonte: Reuters

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário