Na hora de escolher os alimentos, alguns fatores, além do preço, deveriam ser levados em consideração. A grande disponibilidade de alimentos de todo tipo em um supermercado oculta uma questão que é a da qualidade do produto e do seu custo ambiental.
Muitos alimentos vêem de muito longe, ás vezes de países distantes, onde são colhidos antes da hora para facilitar a conservação no transporte, o que compromete a sua qualidade, valor nutricional e paladar, e teem uma pegada ecológica pesada e, quase sempre com preço mais alto.
Leia: Produtos orgânicos, a diferença nos preços você tira na farmácia e no médico
Ao optar por um alimento de produção ‘local’ ou próxima de onde mora, como é o caso de frutas, legumes e verduras, por exemplo, você tem um alimento mais saudável, fresco e ‘mais vivo’ e cheio de energia.
Quanto mais distante, como os importados, mais ecologicamente inadequados e de qualidade mais discutível. Muitos deles são “turbinados” com toda sorte de aditivos e defensivos para não apodrecerem no caminho até a sua mesa.
Pesquise, informe-se e busque um alimento melhor e mais saudável para você e sua família, bem como para o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário