sexta-feira

Cisternas do semiárido do Nordeste para o Rio Grande do Sul



Clique na imagem para ampliar

Uma tecnologia social criada pelo Fome Zero, do governo Lula, e executada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), as cisternas, que são utilizadas com sucesso no semiárido nordestino, serão implantadas na área rural do Rio Grande do Sul.

O Estado que teve um regime de chuvas regular no passado, vem sofrendo com a seca ou a falta de chuvas em função dos desequilíbrios ambientais, tambem associados a práticas predatórias na agricultura e/ou às tais mudanças climáticas, que estariam deixando enlouquecido o clima no planeta como um todo. Embora haja controvérsias.

Edital do MDS libera recursos para a construção das cisternas, para armazenagem de água para consumo humano e animal. Elas armazenam 16 mil litros de água, o que é suficiente para suprir necessidades de uma família de 5 pessoas por até 8 meses.

De sucesso comprovado no semiárido do Nordeste onde foram construídas 340 mil delas e beneficiou cerca de 1,3 milhão de pessoas, tambem está sendo levada para áreas com problemas de seca no vizinho Paraguai.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. olá, desculpe-nos pela demora, seu banner ja esta ok ... passa por la pra conferir. obrigado pela parceria e continue com esse excelente trabalho

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,
    gostei muito do blog,só o encontrei agora,mas já estou lendo muita coisa...,sou nascido e criado no semiárido paraibano e conheço essa realidade das cisternas de perto,...com certeza elas diminuiram a sede de muita gente,pois agora as pessoas podem armazenar as águas das chuvas,e usarem durante os períodos de seca...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo!

    Como você disse, é uma tecnologia que vem dando certo e, a considerar as perspectivas de uma mudança climática que venha tornar mais áridas algumas regiões, não só no Brasil, o seu uso tende a se expandir, como já está ocorrendo.

    Um abraço

    ResponderExcluir