quarta-feira

Vulcão na Islândia não reconhece fronteiras. É assim que funciona a natureza

Clique na imagem para ampliar
A erupção vulcânica na Islandia, fartamente noticiada, embora não tenha provocado mortes por estar em área, relativamente, isolada tráz danos materiais e evacuações de moradores próximos à àrea, em função das inundações provocadas com o derretimeno da geleira onde está localizado, com destruição de infra-estrutura como estradas e pontes.

Como vê nas imagens, as núvens de cinza e fumaça que atingiram quase toda a Europa, forçando o fechamento dos aeroportos e o cancelamento de milhares de võos para todo o mundo, mostram como as políticas ambientais de qualquer natureza, sobretudo as que se referem à atmosfera – como as controvertidas conclusões do Relatorio do IPCC, da ONU, sobre mudança climatica e aquecimento global – teem que ser pensadas globalmente, pois, este episódio do vulcão na Islândia.

O episodio comprova que as fronteira políticas e geográficas estabelecidas pelo homem, não são reconhecidas pela natureza, logo, a responsabilidade é geral e as políticas devem ser pensadas a nível planetário e não com este jogo de empurra, como se paises fossem compartimentos estanques onde cada um defende o que, hipoteticamente, considera melhor para si mesmos.

Pois, por mais que os interesses políticos e econômicos que teem pautado, e prevalecido, nas conversas, negociações e ações dos Estados em torno do esgotamento de recursos naturais – como a água – e mudanças climáticas, independente das previsões e/ou conclusões do relatório do IPCC, são fatos, e vai chegar um momento em que o paradigma na relação com o meio ambiente e a natureza terá que mudar.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Oi, posso ousar uma de suas fotos num projeto que quero postar no youtube?
    Mauricio.

    ResponderExcluir
  2. No documentário que quero postar a foto que está no seu blog prevê que uma cidade da Islândia será varida do mapa mundi nos próximos dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!


      Algumas dessas imagens eu encontrei em um portal de um jornal francês. Não acredito que haja qualquer impedimento em utilizá-las em seu projeto.

      Para ficar mais tranquilo, coloque nos créditos uma observação sobre a imagem ter sido encontrada na rede ou "fonte da imagem: internet".

      É isso!

      Um abraço e boa sorte com o seu projeto. Vou visitar o seu blog.

      Excluir