sexta-feira

Baleias. Caça “científica” japonesa. Você acredita?



Baleia Mink e filhote em baleeiro japonês
A moratória internacional que suspendeu a caça a baleias e golfinhos, cujo acordo entrou em vigor em 1985/1986, que prevê um controle dessas populações em função do risco de extinção de muitas especies, visa a proteção da atividade da industria baleeira e não a preservação dos cetáceos em si mesmos.

É o que justificaria a “caça científica” do Japão que tem autorização para caçar algo em torno de 1000 baleies e um sem número de golfinhos, e aceita o desrespeito da Noruega que não usa nem o eufemismo “científico” para as baleias e golfinhos que mata livremente, assim como a Dinamarca e alguns outros países que teem permissão para caça.

Portanto, as atividades da Comissão Baleeira Internacional (CBI), que reúne 85 países, não tem nada a ver com o que se compreende como preservação ou defesa da vida das populações de baleias e golfinhos por si mesma, mas, sim objetivos puramente econômicos.

Agora, talvez em função da péssima imagem que vem passando ao mundo com a sua caça gastronômico-cientifica, o Japão pretende trocar a cota “científica” por outra comercial, assumindo de vez o que sempre fez, e limitando-se a caçar em suas própria aguas territoriais. Pelo menos é o que vem dizendo.

O Brasil fechou, em 1985, uma fábrica japonesa de processamento de baleias caçadas nas costas brasileiras, em Cabedelo, na Paraíba, atendendo exatamente a esta moratória internacional. Hoje, as nossas atividades na área se resumem a atividades turísticas de avistamentos de baleias que buscam as águas litorâneas brasileiras para procriarem, como ocorre na Praia do Forte e Abrolhos, na Bahia e outros pontos da costa brasileira.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Simples, se todos não comprassem produtos japoneses e isso no mundo todo, a pressão econômica faria sim eles repensarem no assunto, o japão depende 100% da economia mundial, se vc compra um carro da honda aqui no Brasil, está pagando uma parte para o Japão, ou seja BOICOTE!
    Só assim os baleeiros japoneses ficarão definitivamente apodrecendo no porto.
    É uma vergonha, um povo que se diz em harmonia com a natureza, mas como não é nas águas territoriais deles, pode... pesquisa, sei...

    ResponderExcluir
  2. cara, na boa. todo mundo acha isso errado mas ninguem faz nada. a maioria acha errado porque acha as baleias "bonitinhas". o japão é um pais que vive a muitos seculos da pesca.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Realmente, o boicote é um instrumento poderoso em mãos dos consumidores, mas, acho que ainda faltam informações e consciência ambiental suficientes para fazer isso funcionar. Hoje, existem várias organizações internacionais que combatem a caça, entretanto, sem conseguirem um resultado efetivo, ainda.

    Quanto a tradição do Japão no que se refere à caça da baleia, muitas práticas de todos os povos tiveram que ser repensadas, pois, acima de um traço cultural e/ou culinário está a propria sobrevivência das espécies e a propria sobrevivência da humanidade como um todo, já que estamos todos inseridos em um ecossistema global onde cada é elemento é vital para a continuação dos demais.

    ResponderExcluir