sexta-feira

Usina hidrelétrica ecologicamente neutra é construída pelo Brasil

O Brasil está inovando no trato com a questão do meio ambiente, centrada nas emissões de carbono. Em Cristália, Estado de Goiás, está em consturção, por empresas nacionais – Camargo Corrêia e Furnas – a usina hidrelétrica de Batalha, com procedimentos inéditos.

A idéia é construir uma obra de impacto ambiental neutro no meio ambiente, com a compensação pelas emissões de carbono geradas pela usina desde o princípio de sua construção. Isso já vem sendo feito com a recuperação imediata de áreas degradadas no processo de construção da barragem, quando estão sendo criadas reservas em áreas próximas e fora, com o plantio de espécies nativas e ênfase na preservação da biodiversidade não só vegetal.

Até as emissões dos 36 milhões de litros de diesel usados pelas máquinas, serão compensadas pelo plantio de 68 mil mudas de árvores, das quais metade já foram plantadas.

É um grande trunfo da inventividade do Brasil, que será mostrado durante o Congresso Mundial das Grandes BarragensHidro 2009 – de 26 a 28 de novembro, em Lyon, na França.

Fonte: Le Monde

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário