segunda-feira

O Poço de Tupi levanta o debate sobre a necessidade de se repensar a política do petróleo no Brasil

(Clique na imagem para ampliar)

Este mapa mostra a exata localização do Poço de Tupi, no litoral do Rio de Janeiro. Localizado, segundo estudos já feitos, em uma área com grandes probabilidades de descoberta de novos poços iguais ou maiores.

Como o governo anterior, FHC (PSDB) acabou com o monopólio da Petrobras, inclusive a obrigando a vender a “preço de banana”, áreas já pesquisadas e com garantia de existência de óleo, a nova descoberta deve provocar uma corrida ao “Novo Eldorado”.

As grandes multinacionais petroleiras deverão “chover” nos próximos leilões de licitação de novas áreas na região. O roubo das informações da Petrobras deve estar nesse contexto.

Estes leilões foram programados ainda no governo do FHC (PSDB).

O governo Lula (PT), já retirou, previamente, 41 áreas próximas, de grandes probabilidades de existência de outros “Tupis e Júpiteres”, do próximo leilão programado par o fim do mês.

Cressem pressões de entidades políticas e civis no Brasil, para que o governo suspenda o leilão de vez, enquanto se repensa a política energética e do petróleo, resguardando os interesses nacionais.

É importante que se diga que, pelas regras feitas pelo FHC (PSDB), as multinacionais que encontrarem o petróleo ou gás, poderão exportá-los integralmente para seus países de origem ou para quem quiserem, mesmo que, hipoteticamente, o Brasil venha a precisar deles.

Da para questionar: o FHC (PSDB) foi um governo de quem afinal?

E o petróleo nosso, é “nosso” ou não?


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário