quarta-feira

MCT – Movimento dos Com Terra

Um novo movimento social surge em Santa Catarina, como herdeiro da falecida União Democrática Ruralista (UDR), é o Movimento dos Com Terra (MCT)

Parece brincadeira, mais é sério. Embora historicamente compreensível, já que os setores dominantes na sociedade brasileira, notadamente os grandes proprietários de terra – ou nem tanto, já que muitos usurparam ilegalmente terras da união, e ainda o fazem – sempre consideraram qualquer reivindicação por terras e ou mudanças na estrutura fundiária, como um caso de polícia.

Entretanto, os tempos são outros e nem sempre o governo e a polícia estão – como agora – a seu serviço, provavelmente, pela primeira vez na História do Brasil.

O Movimento dos Sem Terra (MST) é um movimento legítimo, justo e democrático, que reivindica mudanças na estrutura fundiária no país, lutando principalmente por terras públicas, que foram e continuam sendo griladas por grandes empresas agropecuárias.

Outro motivo de contestação e revolta, que contribuiu para gerar o MCT, são as terras indígenas e os quilombolas, que têm o seu status de direito inalienável conferido pela Constituição Federal, logo, não passíveis de registro ou de qualquer apropriação e ou negociação, o que parecem ignorar, ou querem fazer valer seus velhos privilégios.

Esses movimentos, mesmo o MCT, são exemplos da vitalidade da sociedade brasileira que, neste governo, sobretudo, passa por um momento histórico de grandes transformações sociais e econômicas, o que torna o conflito de interesses inevitável.


Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Ola,

    Encontrei o seu blog no Catálogo de Blogs do MundoTecno, achei muito bom , me pareceu que você se dedica bastante a ele.
    Esse perfil de blog e de blogueiro é que estou procurando para o Blog profissional e quero te convidar para migrar teu blog para lá.
    O Blog profissional é um servidor de blogs que oferece toda a funcionalidade do WordPress, provavelmente a melhor plataforma de blogs, com uma série de plugins e parcerias já fechadas para Monetização(muito alem do AdSense), e você não precisa nem ao menos ter uma empresa para receber valores, mesmo que sejam elevados.
    Isso não terá custo inicial, caso opte pelo Blog Básico, que é parecido com o que você tem hoje, mas com todas as ferramentas e parcerias de Monetização.
    E você ainda terá apoio para auxiliar com plugins, configuração, pequenas customizações em seu tema, etc.
    Visite e veja o que tenho a te oferecer: www.blogprofissional.com.br.

    ResponderExcluir